21/07/2011 às 15:07 - Atualizado em 18/01/2017 às 11:59

Guia de Recolhimento Contribuição Sindical

Divulgação CNC Guia de recolhimento

O que é? 

A contribuição sindical atual, corresponde ao antigo imposto sindical e encontra-se disciplinada nos artigos 578 a 610 da CLT. Sua natureza jurídica é tributária, compulsória, pois, independe da vontade do contribuinte de pagar ou não o tributo. É prevista em lei.

 

Quem deve pagar? 

As empresas, bem como os empregados, e ainda os profissionais liberais estão sujeitos a contribuição sindical.

 

Cabe ressaltar que as empresas optantes do SIMPLES não estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical. A estas empresas o recolhimento é facultativo.

 

 Como é aplicada?

 A Contribuição Sindical sempre retornará à representatividade através das atividades desenvolvidas pelo sindicato em favor da coletividade.

 

Rateio

A Contribuição Sindical não é vantagem exclusivamente para o sindicato, pois é dividida e beneficia todo o sistema.

No caso da contribuição patronal, quando o valor é depositado na Caixa Econômica Federal, o rateio dá-se da seguinte forma: o sindicato recebe 60%, a federação a que é filiado recebe 15% e a confederação a que esta é filiada recebe 5% da quantia recolhida. Os 20% restantes são depositadas na “Conta Especial Emprego e Salário” do MTE, revertendo em benefícios aos trabalhadores.

O pagamento é feito com o valor total, e o banco é quem se responsabiliza pelo rateio, fazendo com que seja ilegal o pagamento da Contribuição Sindical diretamente ao sindicato.

 

Prazo

A Contribuição Sindical será recolhida apenas uma vez por ano. No caso dos empregadores, o recolhimento dar-se-á no mês de janeiro de cada ano, conforme o disposto no art. 587 da CLT.

Segundo o mesmo artigo, as empresas que se constituírem após a data de recolhimento da Contribuição Sindical deverão recolher a Contribuição Sindical na ocasião do registro da empresa ou do pedido de autorização para início das atividades.

 

Onde encontrar a tabela para cálculo ?

A tabela está disponível aqui.

 

Como emitir a Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU)?

A guia pode ser retirada pelo site da Fecomércio SC ou solicitada à secretaria do próprio sindicato informando no corpo do e-mail o CNPJ e o valor do Capital Social da empresa.Envie o e-mail sua solicitação por aqui

 

 

botão para emissão de guias

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato dos Representantes Comerciais da Região Sul do Estado de Santa Catarina

  • Endereço:
    Rua Desembargador Pedro Silva, 540 - Sala 301 - Ed. Jaime Scremin - Comerciário
  • CEP: 88802-300
  • Processo: CERSC 1246
  • Telefone(s):(48) 3433-1657
    Fax:(48) 3433-1657
  • Email contato: sirecom@sirecomsul-sc.org.br
  • Presidente:
    LAURECI VOLPATO